ProgressÕes harmônicas

Progressões harmônicas são sequências de acordes que formam a base harmônica de uma música, dando direção, tensão e resolução ao som. Cada acorde em uma progressão está relacionado ao tom da música, e suas trocas criam uma “narrativa musical”, levando o ouvinte por emoções como tensão, expectativa e descanso.

 

Para estudar progressões harmônicas:

  1. Entenda os Graus: Saiba os graus da escala (I, II, III, IV, V, VI, VIIº) e como cada um funciona em relação ao tom (tônica, subdominante, dominante, etc.).

  2. Explore Progressões Comuns: Comece pelas mais usadas, como I–V–VIm–IV, IIm–V–I, ou I–IV–V, e veja como se aplicam em músicas populares.

  3. Experimente Variações: Em cima das bases, altere acordes ou teste progressões menores e maiores.

  4. Treine o Ouvido: Tente identificar progressões em músicas que ouve e reproduza-as para se familiarizar com os movimentos.

  5. Improvise: Explore progressões, criando transições e ajustando o estilo para treinar a fluência.

 
Para que você possa aplicar de forma prática alguns desse tópicos, vou deixar a abaixo alguns vídeos com playback (em áudio) e progressões harmônicas em notação Lead Sheet para que você posa ouvir e até tocar junto:
 
DICA: Para fazer a atividade no final desse post, sugiro que você anote qual a progressões utilizada em cada vídeo 😉


E aí, qual dessas progressões você mais gostou??

Para ter certeza que entendeu, proponho que faça o exercício e logo abaixo deixe seu comentário. Ps.: espero que tenha anotado as progressões dos vídeos como eu sugeri, vai precisa rsrs

Nos vemos na próxima aula!

Exercício de fixação

Faça o exercício abaixo e no final você receberá sua pontuação. Boa sorte!!!

Gostou dessa aula?

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão que ficarei feliz em responde-lo. Obrigado!!!