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Me mande sugestões, dúvidas e comentários a respeito do nosso conteúdo. Ficarei feliz em te responder.
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Podemos fazer a seguinte comparação:
Pela manha estamos em casa em um momento de repouso e então saímos de casa para trabalhar/estudar etc., a partir deste momento nos “afastamos do repouso” (SUBDOMINANTE) e ao final do dia nos “preparamos para” retornar para casa (DOMINANTE) e então chegamos novamente em um lugar de “repouso” (TÔNICA).
Esta narrativa exemplifica a sensação que cada função harmônica nos tras no desenvolvimento harmônico de uma música. Podemos então dizer que a SUBDOMINANTE transmite a sensação de desenvolvimento porém sem muita expectativa. Já a DOMINANTE nos causa uma tensão e a sensação de que devemos ir para um determinando lugar de repouso. Já a TÔNICA exprime a sensação de descanso e ponto de chegada.
De uma forma geral podemos dizer cada acorde representa uma dessas funções no acontecimento musical.
É possível fazer uma classificação bastante simples dos acordes dentro do campo harmônico.
Exemplo em C:
Com base neste exemplo acima, vejamos como uma simples combinação de acordes pode se desdobrar em outras diversas possibilidades sem perder a características da função harmônica.
Se temos uma progressão:
Imaj7 – IVmaj7 – V7 – Imaj7
onde os acordes seriam:
Cmaj7 – Fmaj7 – G7 – Cmaj7
(exemplo em Dó maior) poderíamos ter:
Como progressões harmônica equivalentes. E podemos criar diversas outras combinações de acordes e todas elas seriam equivalente no que diz respeito das funções harmônica, pois todas elas estão representando T S D T, porém cada uma com sua característica sonora.
No Campo harmônico menor também podemos sistematizar a classificação dos acordes, porém aqui temos um número maior de possibilidades pois o Campo Harmônico Menor é formado pela junção dos acordes advindos das escalas menor natural, menor harmônica e menor melódica
Desta forma podemos afirmar o seguinte:
Aqui também relembramos que as tensões sobre esses acordes não alteram a sua classificação funcional.
Vamos visualizar isso na tabela abaixo numa progressão simples de T S D T:
Exemplo em Cm:
Desta forma, se temos uma progressão:
Im7 – IIm7(b5) – V7 – Im7
onde os acordes seriam:
Cm7 – Dm7(b5) – G7 – Cm7
(exemplo em Dó menor) poderíamos ter:
E tantas outras combinações de acordes podem ser criadas assim como no Campo Harmônico Maior.
E este foi o nosso assunto de hoje. Para ter certeza que entendeu, proponho que faça o exercício e logo abaixo deixe seu comentário. Nos vemos na próxima aula!
Faça o exercício abaixo e no final você receberá sua pontuação. Boa sorte!!!