Função Harmônica

O sistema harmônico é baseado na combinação de unidades que sucedem uma após a outra. Essas unidades são chamadas de Função Harmônica e são embasadas na concepção de repouso e movimento. Para o polo repouso, a função harmônica correspondente é a TÔNICA (T) termo que implica na “ausência de movimento”. No outro extremo estabeleceu-se a subdivisão em dois submovimentos. O primeiro de “afastamento do repouso” correspondente a função harmônica SUBDOMINANTE (S) e um segundo de “aproximação do repouso” correspondente a função harmônica DOMINANTE (D).

Podemos fazer a seguinte comparação:

Pela manha estamos em casa em um momento de repouso e então saímos de casa para trabalhar/estudar etc., a partir deste momento nos “afastamos do repouso” (SUBDOMINANTE) e ao final do dia nos “preparamos para” retornar para casa (DOMINANTE) e então chegamos novamente em um lugar de “repouso” (TÔNICA).

Esta narrativa exemplifica a sensação que cada função harmônica nos tras no desenvolvimento harmônico de uma música. Podemos então dizer que a SUBDOMINANTE transmite a sensação de desenvolvimento porém sem muita expectativa. Já a DOMINANTE nos causa uma tensão e a sensação de que devemos ir para um determinando lugar de repouso. Já a TÔNICA exprime a sensação de descanso e ponto de chegada.

De uma forma geral podemos dizer cada acorde representa uma dessas funções no acontecimento musical.

Classificação funcional do Campo harmônico Maior

É possível fazer uma classificação bastante simples dos acordes dentro do campo harmônico.

Desta forma podemos afirmar o seguinte:
  • Qualquer acorde formado por notas diatônicas que não possua a quarta nota da escala é de função TÔNICA.
  • Qualquer acorde formado por notas diatônicas que possua a quarta nota da escala é de função SUBDOMINANTE.
  • Qualquer acorde formado por notas diatônicas que possua a quarta e a sétima nota da escala é de função DOMINANTE.
Vale observar que essa funcionalidade global para os graus do campo harmônico se mantém mesmo se os acordes tiverem tensões adicionais como 9, #9, b9, 11, #11, 13, b13, etc. Dessa forma podemos afirmar que as funções harmônica são um grupo de acordes diversos em que qualquer um pode assumir o lugar do outro. Obviamente, para a escolha de um ou outro acorde, são levados em consideração o estilo musical, de época e lugar, do autor, a linha melódica e muito também do gosto pessoal entre outros aspectos. Vamos visualizar isso na tabela abaixo numa progressão simples de T S D T:

Exemplo em C:

Com base neste exemplo acima, vejamos como uma simples combinação de acordes pode se desdobrar em outras diversas possibilidades sem perder a características da função harmônica.

Se temos uma progressão:

Imaj7 – IVmaj7 – V7 – Imaj7

onde os acordes seriam:

Cmaj7 – Fmaj7 – G7 – Cmaj7

(exemplo em Dó maior) poderíamos ter:

Como progressões harmônica equivalentes. E podemos criar diversas outras combinações de acordes e todas elas seriam equivalente no que diz respeito das funções harmônica, pois todas elas estão representando T S D T, porém cada uma com sua característica sonora.

Classificação funcional do Campo harmônico Menor

No Campo harmônico menor também podemos sistematizar a classificação dos acordes, porém aqui temos um número maior de possibilidades pois o Campo Harmônico Menor é formado pela junção dos acordes advindos das escalas menor natural, menor harmônica e menor melódica

Desta forma podemos afirmar o seguinte:

  • Qualquer acorde formado por notas diatônicas que não possua a sexta nota da escala é de função TÔNICA.
  • Qualquer acorde formado por notas diatônicas que possua a sexta nota da escala é de função SUBDOMINANTE.
  • Qualquer acorde formado por notas diatônicas que possua a quarta e a sétima maior da escala é de função DOMINANTE.

Aqui também relembramos que as tensões sobre esses acordes não alteram a sua classificação funcional.

Vamos visualizar isso na tabela abaixo numa progressão simples de T S D T:

Exemplo em Cm:

Desta forma, se temos uma progressão:

Im7 – IIm7(b5) – V7 – Im7

onde os acordes seriam:

Cm7 – Dm7(b5) – G7 – Cm7

(exemplo em Dó menor) poderíamos ter:

E tantas outras combinações de acordes podem ser criadas assim como no Campo Harmônico Maior.

E este foi o nosso assunto de hoje. Para ter certeza que entendeu, proponho que faça o exercício e logo abaixo deixe seu comentário. Nos vemos na próxima aula!

Exercício de fixação

Faça o exercício abaixo e no final você receberá sua pontuação. Boa sorte!!!

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