- Inicio
- Minha História
- Posts
- Sobre
- Midias Sociais
- Download
- Contato
-
-
-
Me mande sugestões, dúvidas e comentários a respeito do nosso conteúdo. Ficarei feliz em te responder.
-
-
-
-
Me mande sugestões, dúvidas e comentários a respeito do nosso conteúdo. Ficarei feliz em te responder.
Música é a arte de se expressar através das combinações e organização dos sons e ela se divide em três partes:
Melodia – são as notas tocadas uma após o outra (sucessivamente). É a parte que da identidade a musica e que nos faz reconhece-lá ao ouvi-lá.
Harmonia – são as notas tocadas ao mesmo tempo (simultaneamente). É o que chamamos de acompanhamento. A parte que “veste” a melodia e assim como uma “roupa”, tem o poder de modifica-la e gerar diferentes formas de apresentações.
Ritmo – é a organização dos sons dentro do tempo. E esta organização dos sons é que geram os diferentes estilos musicais como: samba, rock, salsa, jazz, blues, etc.
Desta forma a música esta completa pois temos, notas sucessivas(melodia), notas juntas (harmonia) e organizadas(ritmo).
As notas musicais são sete: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. No teclado, as notas são mais agudas conforme toca-se na direção da direita e mais graves para a esquerda:
No idioma inglês, é adotado o sistema alfabético e as notas são denominadas C, D, E, F, G, A e B. Já no idioma alemão, usa-se o mesmo sistema, contudo a letra B corresponde à nota Si bemol e a letra H representa a nota Si. Nos idiomas latinos, utiliza-se o sistema alfabético somente para as cifras dos acordes, como por exemplo: C7, Dm, E6, etc. e por extenso as notas, dó, ré, mi, etc.
Pauta ou pentagrama é o conjunto de cinco linhas e quatro espaços equidistantes nas quais são escritas as notas musicais. As linhas e espaços são contadas de baixo para cima. As notas mais agudas são escritas mais para cima e as mais graves para baixo.
São sinais que aparecem logo no início da pauta e servem para estabelecer o nome das notas. Utilizando diferentes claves, é possível escrever as notas graves e agudas dentro de uma mesma pauta. Na escrita para piano por exemplo, utiliza-se a clave de Sol para mão direita (notas agudas) e clave de Fá para mão esquerda (notas graves).
A clave de Sol inicia com uma curva desenhada sobre a segunda linha. Assim, ela determina que a nota escrita nesta linha se chame Sol. A partir da nota sol, nomeia-se as outras notas que estão escritas na mesma pauta. Esta clave é utilizada para instrumentos agudos como violino, trompete, flauta, clarinete, oboé, sax alto, cavaquinho, violão, etc.
O desenho da clave de Fá inicia com uma pequena “bola” seguida de uma curva para cima e depois para baixo. A clave de Fá na quarta linha possui um ponto acima e outro abaixo dessa linha, indicando que a nota nesse local se chama Fá. A partir desta nota as demais são nomeadas. Esta clave é utilizada para notação de instrumentos graves como contrabaixo, sax barítono, trombone, violoncelo, tuba, fagote, etc.
A partir da nota sol, descendo as linhas e espaços da pauta como em uma “escada”, chega-se a nota Dó central do piano que também é chamada Dó3. Ela é escrita na primeira linha suplementar inferior.
Subindo a escada, chega-se ao Dó4. Este é o dó localizado oito notas acima do Dó central.
Assim já e possível escrever as notas da escala de Dó na clave de Sol. Já que de Dó a Dó existem oito notas, esta extensão é chamada de oitava.
Na clave de Fá, subindo através das linhas e espaços da pauta, como em uma escada, chega-se a nota Dó central.
Descendo a escada chega-se ao Dó 2. Este é o Dó uma oitava abaixo do Dó central.
Assim já é possível escrever as notas de Dó a Dó na clave de Fá:
E este foi o nosso assunto de hoje. Para ter certeza que entendeu, proponho que faça o exercício e logo abaixo deixe seu comentário. Nos vemos na próxima aula!
Faça o exercício abaixo e no final você receberá sua pontuação. Boa sorte!!!