- Inicio
- Minha História
- Posts
- Sobre
- Midias Sociais
- Download
- Contato
-
-
-
Me mande sugestões, dúvidas e comentários a respeito do nosso conteúdo. Ficarei feliz em te responder.
-
-
-
-
Me mande sugestões, dúvidas e comentários a respeito do nosso conteúdo. Ficarei feliz em te responder.
O som é produzido por vibrações. Quando essas vibrações são irregulares temos simplesmente um barulho, porém, se essas vibrações ocorrem de maneira organizada temos uma nota, ou seja, um som musical.
Ao tocarmos, por exemplo, uma corda de violão, a mesma vibra para os dois lados e, gradativamente, retorna até a posição de repouso.
Enquanto a corda vibra é produzindo um som principal chamado de FUNDAMENTAL e outros sons secundários chamados de HARMÔNICOS e estes tem uma intensidade reduzida comparado ao som fundamental. Logo, o som é definido com a soma da frequência fundamental e seus harmônicos, e suas propriedades são:
Altura – é determinada pela frequência das vibrações (velocidade) medida em hertz, que faz referência aos sons graves (vibrações mais lentas) e agudos (vibrações mais rápidas). Ela é representada pelas notas musicais Dó, Ré, Mi, Fá, sol, Lá e Si, etc.
Intensidade – é a propriedade do som ser forte ou fraco, dependendo da força empregada na sua repercussão. Em notação musical é representada pelos sinais de dinâmica e intensidade (crescendo, forte, piano, etc.) como mostra a imagem abaixo:
Duração – é o tempo de prolongamento do som que pode ser longo ou curto dependendo do quanto as vibrações demoram para cessar. É representado pelas figuras rítmicas (semibreve, mínima, colcheia, etc)
Timbre – é o que diferencia o som de um instrumento do outro. Depende de quais harmônicos são realçados juntamente com o som fundamental. Em notação musical o timbre é indicado pelo nome da voz ou instrumento executante da música. Veja a imagem abaixo:
Estas quatro propriedades do som são fundamentais para a criação de qualquer musica que ouvimos e tocamos e através destes simples elementos podemos dar personalidade a ela.
E este foi o nosso assunto de hoje. Para ter certeza que entendeu, proponho que faça o exercício e logo abaixo deixe seu comentário. Nos vemos na próxima aula!
Faça o exercício abaixo e no final você receberá sua pontuação. Boa sorte!!!