- Inicio
- Minha História
- Posts
- Sobre
- Midias Sociais
- Download
- Contato
-
-
-
Me mande sugestões, dúvidas e comentários a respeito do nosso conteúdo. Ficarei feliz em te responder.
-
-
-
-
Me mande sugestões, dúvidas e comentários a respeito do nosso conteúdo. Ficarei feliz em te responder.
Existem pelo menos três formas de notação musical conhecidas:
A partitura, a cifra com a letra da música e o lead sheet.
É o sistema de notação universal e mais preciso da escrita musical. Nela podemos detalhar a música em vários aspectos como a tonalidade, a fórmula de compasso, o andamento, a melodia e a harmonia, a força empregada (se é forte, fraco, muito forte ou muito fraco), o dedilhado a ser utilizado, variações de velocidade e diversas outras informações para que aquela música seja executada com maior precisão, de acordo como o compositor a concebeu.
A partitura é utilizada para notação de qualquer tipo de música, da erudita até a popular e a partir dela o músico pode tocar qualquer música com detalhes, mesmo que nunca a tenha ouvido.
Uma outra maneira de transmitir a escrita musical é colocando a cifra sobre a letra de uma canção, no entanto, ela se aplica somente a escrita de música popular.
É uma forma simples e informal e está limitada ao uso de instrumentos harmônicos como teclado, piano, violão, guitarra, cavaco, etc.
Este sistema de escrita se resume a letra e as cifras da canção e justamente por conter poucas informações, é necessário que o musico tenha um prévio conhecimento da música ou de elementos que não costumam vir escritos, como andamento, formula de compasso, estilo musical, entre outros.
Este método de notação é muito impreciso, pois nem sempre a cifra esta posicionada exatamente onde deve ser executada o que pode causar confusão em quem esta lendo.
A vantagem é que o musico tem total liberdade de interpretação nesse tipo de escrita.
As possibilidades são inúmeras, porém é necessário certa experiência para compreender e aplicar da melhor maneira de acordo com a necessidade da canção.
Também conhecido como Cifra no compasso ou Folha guia, é um método de notação muito utilizado em música popular. Ela consiste em utilizar um elemento básico da partitura, o COMPASSO, e organizar as CIFRAS dentro destes espaços que separam os fragmentos da música.
Geralmente esse sistema contem as cifras e as marcações das partes das músicas, no entanto, também pode conter outros elementos como a melodia com ou sem a letra da canção, solo e/ou convenções e até mesmo outros detalhes como sinais de repetições, intensidade, dinâmica, coda entre outros.
Estes detalhes transmitem uma escrita mais precisa para o músico. A escolha de mais ou menos itens na escrita do lead sheet fica a escolha de quem faz a transcrição da música.
Vejamos abaixo o lead sheet completo da música “I will always love you”:
Vamos entender as partes mais comuns desta forma de escrita:
Como podemos ver, temos barras que marcam os tempos dentro do compasso, no caso como estamos em uma música quatro por quatro, temo quatro barras. Desta forma posicionamos os acordes logo acima (ou abaixo) das barras correspondentes aos tempos 1, 2, 3 ou 4 e assim fica visualmente fácil de identificar os momentos de troca dos acordes.
Neste tipo de escrita não é necessário que o musico conheça a música para executa-la.
Contudo, conhecer o estilo musical da canção (caso não esteja anotado) fará com que o musico possa tocar de maneira mais eficiente.
Vale ressaltar que esse tipo de escrita pode ser feito de forma manuscritas e uma maneira muito mais simples e manuscrita.
Vejamos abaixo:
Desta forma, ao escrevermos uma música em 4/4, entendemos que o acorde que esta sozinho dentro do compasso tem duração de quatro tempo (como mostra o compasso 1 e 4 do exemplo acima).
Se temos dois acordes por compasso cada um deles terá a duração de dois tempos cada, totalizando os quatro tempos do compasso (como mostra o compasso 2 e 3 do exemplo acima).
Podemos utilizar esta forma de escrita pra músicas em qualquer formula de compasso, seguindo esta mesma ideia e utilizando mais detalhes se necessário.
Faça o exercício abaixo e no final você receberá sua pontuação. Boa sorte!!!