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Me mande sugestões, dúvidas e comentários a respeito do nosso conteúdo. Ficarei feliz em te responder.
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Diferente do Campo Harmônico Maior que é gerado a partir de uma única escala, o Campo Harmônico Diatônico Menor é formado pela construção de tétrades sobre três escalas menores:
MENOR NATURAL, MENOR HARMÔNICA E MENOR MELÓDICA
Desta forma podemos visualizar as seguintes possibilidades em cada grau deste Campo Harmônico:
Devido estas três possibilidades de escalas, temos três acordes sobre o primeiro grau da tonalidade menor.
Cm7 – Cm(maj7) – Cm6
O acorde Cm7 é advindo da escala menor natural onde as notas características são a terça menor e a sétima menor.
O acorde Cm(maj7) é surge da escala menor harmônica onde as notas características são a terça menor e a sétima maior.
O acorde Cm6 surge da escala menor melódica como um acorde especial, pois a sétima maior já é evidenciada na escala menor harmônica. As notas características desta escala são a terça menor e a sexta maior.
Este acorde é também conhecido como “acorde de corcovado”
Imortalizado por Tom Jobim como acorde de primeiro grau na canção Corcovado.
O uso sequencial destas diferentes sonoridades sobre o I grau gera uma das mais reincidentes e constantes progressões “clichês”, em uso na música popular:
|| Cm Cm(maj7) | Cm7 Cm6 ||
Na prática da música popular existem algumas restrições com alguns destes acordes:
A) Escala Menor Natural:
B) Escala Menor Melódica:
Existe ainda um acorde extra no campo harmônico menor que não é gerado a partir das três escalas menores.
Este acorde conhecido como bIImaj7 ou acorde de sexta napolitana.
Este acorde nada mais é do que um acorde de IIm7(b5) com a fundamental rebaixada. Vejamos um exemplo no tom de Dó menor onde o acorde correspondente à esse grau é o Dm7(b5).
Esse acorde é formado pelas notas “Ré – Fá – Lab – Dó” = Dm7(b5)
Ao rebaixarmos a fundamental desse acorde em meio tom teremos as notas “Réb – Fá – Lab – Dó” que formam o acorde de Dbmaj7, daí o nome bIImaj7. Desta forma temos um novo acorde que na prática já é utilizado desde o século XVII.
Desta forma podemos visualizar que o Campo Harmônico Diatônico Menor e formado por 14 acordes:
Exemplo no Campo Harmônico de Dó menor:
Obs.: Podemos ainda considerar a utilização do acorde IIm7 quando a melodia permitir, o que aumenta ainda mais as possibilidades.
Esse conjunto amplo de acordes na tonalidade menor possibilita uma diversidade ampla de sonoridades e não somente na tonalidade menor mas, também na tonalidade maior quando utilizamos um recurso chamado empréstimo modal, que é quando emprestamos acordes de um modo (geralmente do menor para o maior).
Isto nos permite expandir a Harmonia de uma forma desmedida. Se considerarmos que o Campo Harmônico Maior tem 7 acordes e o Campo Harmônico menor tem 14 e que somente o V7 é repetido nos dois modos, temos então um total 20 acordes diatônicos disponíveis para uso, por exemplo, em uma música em tonalidade maior.
Isso ainda se expande em possibilidades gigantesca se utilizarmos recursos como inversões de acordes e notas de extensão.
E este foi o nosso assunto de hoje. Para ter certeza que entendeu, proponho que faça o exercício e logo abaixo deixe seu comentário. Nos vemos na próxima aula!
Faça o exercício abaixo e no final você receberá sua pontuação. Boa sorte!!!